sábado, 30 de julho de 2011

Re- Up! Análise de Game: Ōkami

Já analisei um anime/mangá. E até um personagem. Agora, devo analisar um jogo,neah?
E o jogo da vez é: Ōkami (Se escreve com O maiúsculo com mácron, anotem).
Agora você diz: Wátáfâqí?! Bom, é um jogo de um lobo com um pincel no rabo. PERAE! Deixa eu explicar melhor.
O jogo conta a história de Amaterasu, a Deusa do Sol, divindade nas lendas japonesas. Mas ela encarnou numa estátua de lobo (ou loba, melhor dizendo), com um pincel de cauda, ou uma cauda de pincel (?).
Você irá reunir o poder de outros deuses (outros animais) para derrotar o grande e terrível Yamata no Orochi (outro monstro nas lendas nipônicas - é um dragão de 8 cabeças). No começo, o único poder disponível é o Sunrise, onde você desenha um círculo no céu, e faz o Sol nascer (Ahváémesmo?). Eu gostei bastante dessa idéia dos poderes, e as lutas também são maneiras. A história é meio grandinha, mas compensa para poder pegar os poderes do pincel, que são se não me engano: Sunrise (Amaterasu)/ Rejuvenation (Yomigami)/ Power Slash (Tachigami)/ Greensprout - Bloom, Water Lily e Vine (Hanagami)/ Cherry Bomb (Bakugami)/ Crescent (Yumigami)/ Waterspout (Nuregami)/ Galestorm (Kazegami)/ Inferno (Moegami)/ Veil of Mist (Kasugami)/ Catwalk (Kabegami)/ Thunderstorm (Gekigami)/ Blizzard (Itegami). Ufa!
Os poderes, na maior parte das vezes, são usados fora das lutas, em algum quebra- cabeça. Mas o mais legal é usar esses poderes nas lutas. Alguns como Power Slash , Inferno e Veil of Mist são bastante usados.

Explicando os poderes:
Sunrise: É o seu poder inicial. Serve para tornar a tarde/ noite em dia. É necessário em alguns quebra- cabeças, mas eu uso porque eu realmente prefiro o dia. Seu animal é um lobo/ loba, e representa o cachorro no horóscopo chinês. Tem um refletor nas costas, que usa pra atacar.
Rejuvenation: O primeiro poder que você ganha. Como diz o nome, é o poder do rejuvenescimento. Você usa para consertar pontes, por exemplo. É usado apenas em quebra- cabeças do jogo (Dica geral: usar triângulo para fazer uma linha maior). É um dragão. Bem legalzin até. Carrega 4 orbes amarelas (ou Dragon balls).
Power Slash: O poder mais usado. Você simplesmente faz uma linha reta (na horizontal), e SLASH! Você corta o que deseja! É bom para abrir vários vasos de uma vez (com moedas e itens), ou para atacar inimigos. Seu animal é o rato com uma espada.
Greensprout – Bloom, Water Lily e Vine: Sim, este poder tem 3 variantes, já que são 3 Deuses em 1.
Bloom: Você usa para “curar” árvores negras (mortas). Os 3 Deuses são macacos, no horóscopo chinês. O primeiro é Sakigami , e sempre toca um shō, intrumento de sopro japonês.
Water Lily: Você cria Vitórias- Régias (qual é o plural correto?), na água, podendo subir e surfar!, digo, navegar. Este Deus, é o Hasugami, o macaco que toca Shakuhachi, um instrumento que é uma flauta de bambu.
Vine: De vez em quando, você encontra umas flores voando. Aí, você usa sua vinha (ou cipó) e liga você e a flor. Depois é só esperar você sair voando até a flor. Esse poder é usado numa luta, contra uma aranha gigante. Ela tem uns ganchos na “bunda” (acho que é a ponta do abdômen das aranhas), aí você liga a flor até esse gancho. A “bundadômen” dela vai se abrir revelando vários olhos. Aí é só ir atacando eles. (Dica geral: cuidado com as flores que estão viradas para baixo, pois após chegar na flor você começa a cair. É só procurar a próxima flor e ir seguindo). E o último, é Tsutagami. Este, toca um címbalo. São dois pratos de bronze, com tiras de couro para as mãos. Deu pra perceber que são 3 macacos bem alegres e que gostam de uma festa.
Cherry Bomb: É uma bomba (que mais parece aqueles fogos de artifícios), que serve para abrir portas ou paredes/ chão que estão rachados, e que geralmente escondem segredos (como itens ou passagens). É um pouco ineficaz em lutas, já que tem um “delay” do momento que você coloca a bomba até ela explodir; e até lá o inimigo (que são uns macacos serelepes) já fugiu. Esse Manolo aqui é um javali em cima de uma bomba, e representa o porco no horóscopo.
Crescent: Tem praticamente a mesma função do Sunrise. A diferença é que ele faz uma lua, deixando de noite. Usado bastante em quebra- cabeças. Yumigami é um coelho fazendo mochi com um batedor de mochi, e representa o coelho, mesmo.
Waterspout: Aháá, um poder de água! CHUÁÁÁ! Tá, parei. Você usa esse poder para apagar fogo (dãã) de baús, para então pegar um item. Ligue a água até o foco do incêndio, e termine a operação (sempre quis falar isso, AWWW YEAH!). Depois de um tempo, você “tuna” (palavra variante do verbo Tunar, que é variante de Tunning) este poder podendo criar gêiseres de água. Bom, resumindo, é um poder inútil. É uma sssssserpente dentro de um frasco com água. Ou cobra, no horóscopo chinês.
Galestorm: Poder do vento. FIUUUUU (onomatopéia de vento, tá?). Você pode criar um vento lateral (esquerda ou direita, acho, não sei o que é lateral), ou frontal. Tirando o fato dele apagar fogo, ele é inútil. Ah, na verdade você usa ele numa luta. É contra um esqueleto de cavalo centauro gigante pegando fogo de armadura (que imita a cabeça de fogo vermelha do Yamata no Orochi- sama). Depois de bater nele um pouco, você tira a armadura dele, e aí usa o Galestorm pra tirar o fogo do corpo dele. Aí é só atacar, atacar, atacar! Já esse, é um pocotó - pocotó. Um cavalo. Carrega tipo de uma bandeira/ vela nas costas.
Inferno: Você deve imaginar que é um poder de fogo, né? É bem parecido com o Waterspout. Você liga o fogo até o lugar que quer queimar. Aí você se pergunta: Então, se não tiver fogo por perto eu não posso usar esse poder?
Aí eu respondo: Não! Esse é um outro poder “tunado” (você já sabe o que significa). É só fazer o símbolo do infinito (ohwait! Isso quer dizer que o “inferno” é “infinito”?) que você cria uma bola de CHAMAS! MWAHAHA! Dá pra usar bastante em lutas. Eu uso também dentro das casas, porque aí todos os vasos, baús, etc que estão na casa quebram, liberando todos os itens e dinheiro ao mesmo tempo, sem precisar ficar quebrando um a um.  Esse Moegami (hmmm... Moe, hein? Tô sabendo!) é uma fênix gigante fumando um cachimbo. O galo é seu representante lá na China.
Veil of Mist: Esse poder pode ser usado em qualquer situação. Você cria uma névoa que deixa as coisas em câmera lenta por um tempo. Imprescindível em algumas partes do jogo, mas pode ser usado inclusive em lutas (principalmente contra o Blight, o samurai mais Filho da Mãe que eu já vi). Esse Deus é o mais estranho. É uma ovelha bêbada, com uma cabaça nas costas e vive rodeada de uma névoa roxa. Aiai, viu? Tinha que ser a cabra/ ovelha, no horóscopo (Igual o da minha imouto- chan)!
Catwalk: Meau. Poder do Gatinho. Você simplesmente chega perto de uma estátua de gato, e cria um caminho na parede, onde você pode escalar. Também é inútil. E muito difícil de conseguir (quando você chega à torre dos gatos, você tem que dar comida a todos os gatinhos de lá (são uns 10) para conseguir o poder). Esse aqui é um gato, com um quadro com um Koi acima (quanto com). Mas... não tem gato no horóscopo! Tudo culpa daquele rato Filho da P...
Thunderstorm: Poder que poderia ser explorado mais. É um poder do trovão, que serve para ligar algumas máquinas. É só ligar um trovão que está por perto (em nuvens ou em algumas chaves) até o lugar que precisa de energia. Só. Eu imaginava ele sendo usado nas lutas. Tipo, você eletrocuta os inimigos... Ia ser legal (y). Aháá! O Deus mais maneiro! O tigre do raio, tem um arco gigante nas costas. O mesmo tigre do horóscopo.
Blizzard: Também podia ser mais explorado. É o poder de congelar as coisas (nem lembro direito), igual a maioria dos poderes, onde você tem que ligar o gelo já existente até o alvo. E quem ele é? O boi é claro!  Também temos um boi no querido horóscopo chinês.
Cara isso deu trabalho... Mas, voltando ao assunto. O ponto alto do jogo, é o gráfico. A arte, é excepcional, bem parecido com Chouju Jinbutsu Giga. Aqueles pergaminhos antigos, com desenhos de animais humanóides humanoides (ditongo aberto, acho que é sem acento). O som não é lá essas coisas. Não que a música seja assim ruim, mas o problema são os diálogos. Por quê? Porque não tem pessoas falando. Apenas uns grunhidos no lugar de palavras (mas você ainda pode ler). Bom, i-i-isso é tu-tudo pe-pessoal. Eu recomendo e muito esse jogo. Divirtam-se!

Esta é Amaterasu, oi!
Além de Deusa, é a personagem principal do game!
Yamata no Orochi... O vilão principal. Abram na nova guia, vale a apena!
Todos os Deuses... Que bonito, não? Abram em nova guia também!


Spider Queen, a primeira boss.





Hidekii,
さよならみんな

Nenhum comentário:

Postar um comentário